terça-feira, outubro 27, 2015

Trabalho voluntário é tema desconhecido pela maioria da população


O trabalho voluntário é uma atividade que vem crescendo no Brasil, porém, ainda não é dominante. Segundo o IBGE, 54% dos jovens brasileiros querem ser voluntários, mas não sabem por onde começar, e apenas 7% praticam o voluntariado. Mesmo com diversos problemas sociais, comunidades carentes, pessoas necessitadas de inserção e apoio; o país carece de atividades sociais que façam a diferença e, talvez o ponto crucial para que essas atividades aconteçam seja trabalhar a população e prepará-la para o voluntariado.


Mas afinal, o que é ser voluntário? Segundo o Centro de Voluntariado de São Paulo, é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e, com isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade. O voluntário tem a liberdade de escolher onde realizará as atividades, de acordo com suas aptidões, disponibilidade de horário, área de interesse e localização, por exemplo. Porém, a partir do momento que se torna membro de uma organização, deve seguir as normas e encarar a atividade como qualquer outra remunerada, dando o seu melhor, respeitando os horários e mantendo a ética.

Durante a palestra "Trabalhando com o Voluntariado", ministrada por Márcia Beatriz Osório, no Congresso de Palhaços Humanitários, organizado pela ONG Hospitalhaços, foi discutido a importância de o voluntário ser informado, orientado e formado para ter a percepção das responsabilidades que cabem a ele e das possíveis dificuldades que poderá encontrar no caminho. Porém, a palestrante destacou a necessidade da organização também se preparar para lidar com voluntários. “Existem organizações que já estão no estágio de compreensão, outras tem uma compreensão de tempos atrás, então é importante que elas se atualizem para entender o contexto do voluntário que está chegando hoje”, explica.

São diversas as formas de voluntariar-se, seja participando de alguma instituição - voltada a pessoas carentes, hospitais, escolas, animais, esporte, área ambiental, idosos -, seja fazendo doações, proporcionando atividades para a comunidade, criando campanhas e/ou eventos que contribuam com algum grupo. O importante é ter uma ligação saudável com a instituição que rege a iniciativa, com os beneficiados, com a missão da ação e com a responsabilidade de ser voluntário. Esse equilíbrio é fundamental para um voluntariado eficiente e coerente com todos os envolvidos.

Clique no link e confira a matéria da palestra "Trabalhando com o Voluntariado".

Giulia Bucheroni
Voluntária da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Imagem
Blog Jobtide

Nenhum comentário:

Postar um comentário