quinta-feira, outubro 01, 2015

Criança recebe alta após um ano e palhaços simulam 'fuga' de hospital

Médicos e palhaços de ONG em MG atenderam pedido da criança. Matheus luta contra doença grave e vai continuar o tratamento em casa.

Matheus Theodoro Oliveira, de seis anos, recebeu alta do hospital no dia 17 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, depois de um ano internado. Ele tem problemas no intestino, nos rins e precisa de um transplante. Para continuar o tratamento em casa, ele combinou um plano de ‘fuga’ com palhaços que conheceu no hospital, e tudo foi feito como ele planejou.

Estava tudo preparado no hospital. Todo mundo sabia que nesta quinta-feira o Matheus ia ter alta. Menos ele. “A alta dele é surpresa porque a gente vai simular um plano de fuga com ele então ele está achando que vai fugir do hospital e é tudo uma grande brincadeira”, conta a tia Isabela Cristina.

Matheus tomou banho logo cedo e vestiu a roupa de super-herói. “Já estou planejando até uma fuga de tanto tempo que estou aqui”, avisa Matheus.
Ele disse que a primeira coisa que ele vai fazer quando sair de casa será comer acerola. Desde que nasceu, Matheus mora em hospitais. Ele tem problemas no intestino, nos rins e precisa de um transplante. O menino está perdendo a visão por causa da catarata.

“Ele tem uma deficiência visual por causa do descolamento de retina que ele teve. De um olho ele não enxerga bem e de outro ele só enxerga a claridade e a escuridão”, diz a mãe de Matheus, Gecilene Oliveira Matos.

Na imaginação dele, a fuga é com a ajuda dos palhaços da ONG Hahaha, que durante o tempo de internação viraram os melhores amigos do menino. O combinado era se esconder numa caixa, como um brinquedo, e tudo foi feito como Matheus planejou com os palhaços.

Matheus deixou o hospital exatamente um ano depois que foi internado. “É uma alta hospitalar bem estabelecida, e nós estamos entrando na fantasia dele. Depois de um ano de internação é um menino brilhante que participa de todas as brincadeiras, inclusive as visuais”, conta o médico pediatra, Marcos Vasconcelos.

Matheus foi levado dentro da caixa até a ambulância. Na ambulância ele pediu para não contar para ninguém que ele estava fugindo. Todos os procedimentos médicos foram cumpridos: medicamentos, maca e muito carinho. Uma festa esperava por Matheus em casa. “Deu tudo certo”, comemorou Matheus.

Em casa, Matheus demonstrou muita alegria de viver, mas a luta agora é pela espera do transplante fora do país.

Confira a matéria (vídeo) completa aqui!

Fonte: Jornal Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário