segunda-feira, agosto 03, 2015

Como funciona a seleção para novos palhaços?

Seleção em Campinas - SP / Foto: Fernanda Lagoeiro.
 

No último domingo, a Hospitalhaços realizou uma seleção para novos palhaços em várias cidades da região. A procura para essa seletiva foi de cerca de 130 pessoas, para preencher o equivalente a 70 vagas.

Em Campinas, o processo aconteceu em dois horários: às 9h e às 13h. Com cerca de duas horas e meia de duração, houveram mudanças para que fosse possível conhecer melhor os candidatos.
Mas você sabe como funciona o nosso processo? Parece simples, mas não é! Nosso trabalho é uma brincadeira muito séria! Olha só:

O processo

A seleção é feita em 3 partes: primeiro, a pessoa deve se inscrever presencialmente na sede da ONG, assim que abrir o período de inscrição (normalmente, duas vezes ao ano, no começo e no meio do semestre) e assinar uma carta de intenção, assumindo realmente a seriedade de exercer a função. Após isso, os candidatos passam por um treinamento com dia marcado, que dura cerca de duas horas e meia. Esse processo é composto por uma palestra explicativa (sobre a ONG, todos os objetivos, missão, visão e conceitos), seguida de duas dinâmicas: uma individual e outra em grupo, aplicadas e acompanhadas por uma psicóloga.

Depois do processo, os líderes e a psicóloga da ONG avaliam um por um e decidem quem vai ser aprovado, e quem vai ficar de suplente para uma próxima oportunidade.




E depois?

Após aprovados, os candidatos fazem adesão na sede do Hospitalhaços e devem pagar uma taxa de R$100 (referente ao material que vai ser utilizado com as crianças e para o próprio palhaço, como jaleco, camiseta, alimentação etc). A partir daí, a atuação começa:

  • O candidato faz o Módulo I, no qual começa a aprofundar os conhecimentos e dar vida ao próprio palhaço humanitário. Nessa fase também o voluntário realiza visitas de observação supervisionadas.
  • Depois do Módulo I, o voluntário passa pelo Módulo II e III, onde intensifica ainda mais o seu trabalho por meio de dinâmicas de grupo, interage com outros voluntários e exerce de fato a atuação como palhaço humanitário no hospital designado.


Vale a pena?

Ajudar o próximo sempre vale a pena! Além de conhecer as crianças e outros voluntários da ONG, você conhece melhor a si mesmo desde o início do processo, quando identifica seus pontos positivos e os que devem ser melhorados em todas as dinâmicas. É um ganho pessoal e profissional também - muitas empresas e o mercado de trabalho em geral valorizam quem faz voluntariado!

A possibilidade de fazer a diferença atrai centenas de candidatos todos os anos. Vítor Andrade estuda Medicina na PUC-Campinas e participou da seleção de palhaços em Campinas por esse mesmo motivo. "Acho que ser um palhaço humanitário ajudaria na humanização da minha pessoa, na formação de um médico mais presente e humano", disse.

A ONG Hospitalhaços atende 13 cidades, 21 hospitais e possui 27 equipes de Palhaços Humanitários, com 360 palhaços que atendem mais de 30 mil pessoas todos os meses!

O resultado da última seleção já saiu e pode ser visto aqui. Muito obrigada à todos que se inscreveram e queremos contar com a sua colaboração para os próximos processos!


Jornalista da Equipe de Jornalismo da ONG Hospitalhaços

Um comentário: