quinta-feira, dezembro 04, 2014

Fernanda e Danilo: mãe e filho unidos pelo esporte

Atletas mais que especiais garantem presença na Corrida e Caminhada Animada



Danilo tem 15 anos e é portador de paralisia cerebral grave. Entretanto, o fato de ser especial não deixou que as dificuldades o impedissem de levar uma vida normal. “É um menino, um filho como todos os outros”, diz a mãe Fernanda Terribile, de 42 anos. Mas uma coisa diferencia Danilo dos outros: a paixão pelo esporte.

Há aproximadamente um ano, mãe e filho correm juntos, ela empurrando a cadeira de rodas. A parceria começou por iniciativa de Fernanda, que adora atletismo e ainda pretende começar a correr também sozinha. Após muito procurar, encontrou por indicação da terapeuta de Danilo uma professora de educação física adaptada, e começou a treinar em média três vezes por semana. “No começo era difícil, eu passava mal. Mas eu queria tentar algo novo com o meu filho, algo prazeroso e que nos aproximasse”, conta a mãe. Depois de um tempo, começou um treino específico de corrida com um treinador profissional.

E foi de quilômetro em quilômetro, com muito esforço, que Fernanda e Danilo foram tomando gosto pela coisa. A primeira corrida foi de 3 km, a segunda de 5 km, que depois virou uma de 8 km, até chegar ao recorde deste ano, que pretende ser de 10 km. No total, foram aproximadamente dez corridas disputadas. No começo, a mãe revezava a cadeira de rodas com duas ou três pessoas, até dar conta de correr com Danilo sozinha. Com a prática do esporte, ela percebeu logo as primeiras diferenças: “Ao invés de ficar agitado como eu previa, ele se tranquilizou. Essa tranquilidade ajudou na hora de dormir e percebi também que durante o dia ele ficava mais alegre, sorria mais”, afirma Fernanda.

Na escola, a diferença também foi perceptível. Danilo estuda numa sala especial regida por professor especializado, em uma escola estadual de Campinas. Durante as aulas, o menino ficou mais participativo, se esforçando mais para mexer as mãos e tocar os amiguinhos.

A maior surpresa da mãe foi o gosto do filho pelo esporte. “Foi através disso que me aproximei mais dele, que conheci ele melhor, que aceitei de fato o Danilo. Claro que poderia ser legal, mas eu não tinha certeza. Sentia no coração que eu devia, e fui!”, conta a mãe. E agora, mãe e filho se encontram na expectativa de disputar a 4ª Corrida e Caminhada Animada Hospitalhaços, que acontecerá no próximo dia 7, confiantes de bons resultados. “Vamos dar o nosso melhor”, diz Fernanda, alegre.


A paralisia cerebral se iniciou logo no nascimento de Danilo: o menino dormia mal, se alimentava mal, escutava mal e se movimentava mal. De repente, os pais se viram com medo: não sabiam o que fazer e tinham consciência de que a rotina iria mudar totalmente. “No começo é sempre difícil de lidar com a situação. É complicado explicar sempre pras pessoas que seu filho é diferente”, conta Fernanda. E foi por isso que ela decidiu criar um blog. Depois de várias internações, infecções e três cirurgias, Fernanda juntou seus desabafos e preocupações de mãe com dicas gerais de acessibilidade, rotina, treinamento e alimentação, para compartilhar o que aprendeu com outras mães em situação semelhante. Logo colheu os frutos: quase 16 mil seguidores no Facebook e outros milhares no Twitter e no  Instagram, além de muitas mães apoiando e se identificando com as postagens.

As participações nas corridas e a repercussão nas redes sociais fizeram Danilo inspirar muitas mães, pais e portadores de paralisia cerebral ao redor do Brasil. Além disso, Fernanda nunca se conformou com a realidade, sempre tentando buscar mais informações e alternativas para uma melhor qualidade de vida. Somado a isso, o cuidado, empenho e zelo de mãe se fizeram fatores fundamentais. É como ela própria diz, orgulhosa: “Dandan já transformou, não sei se a vida de muitos, mas certamente a essência de alguns de nós!”.




Fontes: Entrevista com a mãe, Fernanda Terribile e site Somos Especiais 
Fotos: Júlio César Costa e site Somos Especiais

Um comentário:

  1. Eu tive a grata chance de ver esse ato de perto, no dia que aconteceu. Quis muito agradecer os Hospitalhaços no dia, porém, não sei pq não fiz (bobeira). Porém, gostaria de fazer agora, por aqui.

    PARABÉNS PELA AÇÃO E ATITUDE! TENHO CERTEZA QUE VCS FIZERAM UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA O DANILO!

    FIQUEI SUPER FELIZ EM VER A AÇÃO DE VOCÊS E EU IMAGINO O QUANTO O DANILO NÃO FICOU FELIZ.

    QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE A JORNADA DOS HOSPITALHAÇÕS! DANILO SIGA SEMPRE FORTE!

    ResponderExcluir