quarta-feira, novembro 26, 2014

15 anos de humanização hospitalar



A união do sorriso do palhaço com a alegria de adultos e crianças. O resultado dessa conta não é matemática, nem lógica. O fruto dessa soma é amor, alegria e solidariedade: é a Hospitalhaços, que completa 15 anos dedicados a humanização de hospitais em Campinas e região. 

Uma história que começou a ser escrita por Walkiria Camelo em 1999, quando iniciou sua atuação no Hospital de Clínicas da Unicamp. No ano seguinte, ela assumiria a direção e coordenação geral do projeto e ganharia parceiros importantes. Em pouco tempo, houve a ampliação do trabalho no HC e o início da atuação no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. 

Em 2002, mais três unidades hospitalares foram beneficiadas com as atividades da ONG. O Hospital Municipal de Sumaré foi o primeiro a ser favorecido com uma brinquedoteca e oficina de artes.  Nesse ano, a organização recebeu dois grandes prêmios: o Hebert de Souza (Betinho), concedido pela Câmara Municipal de Campinas; e o Prêmio Projeto Cidadão, pelo Grupo RAC e CPFL à Walkiria Camelo, que também recebeu o título de cidadã campineira, oferecido pela Câmara Municipal de Campinas.

Em 2003 e 2004, a Hospitalhaços estabeleceu parcerias e ampliou ainda mais os atendimentos e as implantações de brinquedotecas. Em 2005, a ONG ultrapassou as fronteiras de São Paulo, foi para o Recife e até hoje conta com uma brinquedoteca no Hospital Restauração. 

O ano de 2006 foi marcado por mais uma conquista: a organização foi declarada Órgão de Utilidade Pública em Campinas (N.° 12.703). Enquanto a atuação dos palhaços e outros voluntários se estendia pela região, surgiam novas ideias para consolidar ainda mais o trabalho da Hospitalhaços. Em busca de subir cada vez mais degraus, foi realizado o primeiro Bingo Solidário em 2007 e, no ano seguinte, o primeiro Jantar Beneficente. 

As novidades não pararam por aí. Em 2009, surgiu a necessidade de profissionalizar e divulgar ainda mais o trabalho dos voluntários. Por isso, foi criado e consolidado o Departamento de Comunicação. Além disso, Mario Eduardo Paes assumiu a Coordenação Geral de Campinas e Região, enquanto Walkiria Camelo passou a administrar o projeto no Hospital em Recife.

Em 2010, o reconhecimento desse trabalho rendeu o diploma de “Honra ao Mérito”, oferecido pela Câmara Municipal de Campinas.  Nesse ano, foi criada a coordenação de treinamento, mais um passo importante para consolidar a atuação dos voluntários.

Ao longo dos anos, a Hospitalhaços trabalhou a todo vapor, criou novos núcleos para ajudar na administração, como a instituição das coordenações de brinquedoteca no ano de 2012 e da equipe de palhaços, em 2013. Com o aumento do número de voluntários, novas ideias tomaram forma. Nesse ritmo, os eventos promovidos pela ONG não pararam de crescer, foi assim com o Bingo Solidário, o Jantar do Bem, a Pizza do Bem, o “Arraiá”, Corrida Animada e agora a peça teatral Clap Clown.

Aliás, 2013 foi fundamental para a história da ONG. Várias conquistas foram alcançadas como, por exemplo, a aquisição de um automóvel modelo S10, apelidado de “viatura do bem” – essencial para o transporte de doações. E para melhorar o ano, a coleção de prêmios da organização aumentou ainda mais: recebeu o "Staff de Ouro", na categoria "Trabalho Social", entregue pela Revista STAFF; e o Prêmio "Mérito Artístico, Inclusão Social e Humanização Hospitalar", oferecido pelo CIS - GUANABARA/PREAC/UNICAMP.

Nesse período, ocorreu a reforma da sede da ONG e do bazar – uma das principais fontes de renda da Hospitalhaços. O ano passado significou muito também nesse quesito, porque foram captados, parcialmente, os recursos da Lei Rouanet para o aprimoramento do trabalho de todos os voluntários.

Já em 2014, mais um feito veio para coroar com estilo essa trajetória repleta de amor, humor, solidariedade e grandes conquistas. A Hospitalhaços bateu recorde e entrou para o RankBrasil.  Hoje é a ONG que mais tem palhaços humanizadores: são 365, o maior número de voluntários desse segmento no país, espalhados por 18 hospitais em Campinas e região.

Uma frase define toda essa linda história: “valeu a pena!”. Que venham mais e mais anos de trabalho voluntário em prol do amor ao próximo!

Confira algumas fotos retrospectivas abaixo.


Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços


Festa de comemoração 9 anos da ONG
Festa dia das Crianças, Hospital Celso Pierro, 2009
Evento "Medicão" 2009
Festa de Páscoa, Hospital Celso Pierro, 2010
Festa Fenil, Centro Boldrini, 2010





         
Recanto dos velhinhos, 2010
Festa Julina 2010
Arraiá "Nhô Tonico" praça Arautos da Paz, 2010
MC Dia Feliz 2010
Bingo Solidário 2010

Jantar de coemoração 11 anos, 2010
1.° Corrida e Caminhada Animada












Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, 2012
Hospital de Clinicas da Unicamp, 2012
Hospital Municipal de Americana, 2012
Centro Boldrini, 2012
Festa Junina, 2012
CAISM, UNICAMP, 2012
Hospital Municipal Ouro Verde, 2012
Hospital Estadual de Sumaré, 2012
Santa Casa de Valinhos, 2012
1.° Feijuca do Bem, 2012




Jantar de comemoração 13 anos, 2012

Pizza do Bem, 2013
Bingo Solidário, 2013
Jantar Dançante, 2013


Bingo Solidário, 2014
Arraiá, 2014
Jantar de Comemoração 15 anos, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário