domingo, outubro 26, 2014

Prefeitura de Curitiba troca lixo reciclável por alimentos

A Prefeitura de Curitiba já possui um histórico de medidas relacionadas à cidadania e bem estar da população.

Um exemplo disso é o programa que, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a quantidade de lixo na cidade, complementa a alimentação das famílias, por meio da troca de lixo reciclável por alimentos. A Prefeitura já possuía um projeto que trocava lixo orgânico por vale-transporte desde o fim dos anos 80. Alguns anos depois, com uma supersafra de repolho que aconteceu, eles perceberam que o vale-transporte poderia ser substituído por alimentos e assim surgiu o Programa Câmbio Verde.

Atualmente, o programa funciona assim: a cada quatro quilos de lixo, cada pessoa ganha um quilo de frutas e verduras, com trocas que acontecem quinzenalmente em postos de atendimento (para saber mais, clique aqui).

O programa é um sucesso, pois promove o escoamento da safra de produtos hortigranjeiros dos pequenos produtores de Curitiba e da Região Metropolitana, cria na população o hábito de separar o lixo orgânico do inorgânico, sensibiliza a comunidade para a correta destinação final dos resíduos e reforça a alimentação para pessoas que possuem pouca renda financeira.


Fontes/Fotos: Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário