segunda-feira, abril 23, 2012

Os Engolidores de fogo

Os engolidores de fogo, que freqüentemente se especializam em uma dessas formas de entretenimento, impressionam as pessoas porque parecem exalar uma coluna de fogo como se isso fosse tão fácil quanto respirar. Porém, a técnica de engolir fogo é uma das mais perigosas artes com o fogo. As pessoas que engolem fogo profissionalmente têm de percorrer grandes distâncias para manter a sua própria segurança e a de seus públicos. Como o processo envolve fogo, substâncias inflamáveis e combustível tóxico, os acidentes com engolidores de fogo podem ser letais. 

Noções básicas da técnica da engolir fogo
Os números com fogo podem ser estonteantes ou mesmo assustadores. "É um efeito muito espetacular", diz Garner. "Existem muito poucas coisas que produzem tanto encantamento... isso é algo que as pessoas não vêem com tanta freqüência." 
Para formar um pilar de fogo, um engolidor de fogo usa dois componentes básicos: combustível e uma fonte de chama. Colocado de forma simples, o artista direciona uma bocada de combustível com uma forte borrifada sobre uma chama. O resultado pode ser um pilar, uma coluna ou uma bola de fogo. 
Isso parece simples, mas controlar a direção do combustível e a consistência do jato borrifado é uma técnica que requer muito tempo para ser apurada. Os engolidores de fogo geralmente praticam intensamente com água antes de usar um bocado de combustível ou acender uma tocha. Eles se concentram em controlar a direção e consistência do jato. "Você ainda pode ver o combustível no ar", diz Pele. Garner acrescenta que se o jato não for bom o suficiente, "o combustível pegará fogo e depois cairá no chão e queimará". 

Perigos da técnica de engolir fogo
Os artistas concordam que engolir fogo é o mais perigoso dos truques com fogo. Os combustíveis são tóxicos e potencialmente cancerígenos, e um incêndio pode fugir ao controle rapidamente. Revistas, livros e sites freqüentemente têm instruções incompletas ou incorretas, portanto, as pessoas que desejam aprender a técnica de engolir fogo devem fazer isso apenas com a ajuda de um profissional treinado.






RCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário